Criar uma Loja Virtual Grátis
Atacando e Defendendo
Atacando e Defendendo

 Atacando e Defendendo




 

Um dos momentos mais críticos de uma corrida para um piloto é quando ele tem que defender sua posição ou ultrapassar alguem. A situação pode ser bem pior quando a categoria são de monomarcas ou carros parecidos, pois sem erro do carro da frente é quase impossível passar sem trocar tinta.

Vou tentar descrever aqui o que é, e o que NÃO é permitido, neste artigo que gera tanta intriga no mundo do automobilismo em geral.

Regras

As regras são BEM simples por sinal, em resumo...


Defendendo a posição:

* Você pode e DEVE defender sua posição, mas para defende-la você pode trocar o traçado da pista 1x por curva, isto é, a cada reta você pode colocar o carro por dentro ou por fora da curva, e depois de escolher a posição DEVE MANTE-LA até a curva, NÃO PODENDO RETORNAR para fazer o traçado normal da mesma, Salvo quando a distancia do oponente é GRANDE, não oferecendo riscos.


*Se você está do lado do oponente, NÃO deve sair da sua linha, isso é válido em retas e curvas. Se estiver por dentro de uma curva você NÃO pode espalhar, e isso significa em muitas das vezes em dosar o acelerador.

Atacando:

Atacar basicamente só tem 2 regras:

* NÃO espalhar quando estiver por dentro.


* Só sair da sua linha após passar totalmente do carro do oponente.


Dicas e procedimentos.

Chegou a hora para Ultrapassar...


Antes de ultrapassar alguem você deve ter certeza de algumas coisas:

1- O piloto a sua frente, por mais lento que esteja, não vai querer te dar a posição

2- Se vocês baterem, mesmo que ele pudesse evitar, maioria das vezes você será o culpado.

3- A briga de vocês fará ambos gastar mais equipamento e combustível, além de ambos ficarem mais lentos, podendo assim fazer demais adversários chegar na disputa. 


Agora além destas 3 certezas é necessário saber mais uma coisa.


4- QUEM é o piloto a sua frente.


Você deve estar se perguntando o porque disto, pois bem, assim como em todo lugar existem pilotos confiáveis ou não. Existem pilotos que você pode andar colado, disputar curvas lado a lado que ele não vai jogar sujo. Já alguns pilotos.....

Assim como existem pilotos que jogam limpo e outros nem tanto, também existem pilotos experientes e pilotos que precisam de uma cautela maior. Estes costumam frear antes do ponto, fazer traçado diferente, frear aonde nao é necessário e isto pode ser um complicador na sua corrida.


Você sabendo quem está na sua frente facilita muito o trabalho, caso não conheça o piloto e ele está num ritmo parecido do seu, espere, estude uma volta dele e veja aonde é possível dar o bote.


Digamos que o piloto a sua frente é experiente e honesto, então...

*É imprescindível que você tenha em mente não só a próxima curva, mas a que vem depois dela. Assim você pode escolher o melhor traçado, por dentro ou por fora, para atacar seu oponente.


*Diferenças de carro, talvez seu carro freie melhor que o dele, isso é melhor em finais de retas.


*Se o seu carro tem mais motor, tente contornar a curva num angulo mais aberto que o dele e com isso sair melhor para usar a força do seu motor para passar.


Defendendo sua posição...

É nesta parte que alguns pilotos ficam desesperados e começam a errar o traçado, frenagens e retomadas, mas este nervosismo só serve para aumentar a confiança do adversário e para fazer com que ele se aproximar mais ainda.

A regra para defesa de posição é simples, porém existem pilotos que não as respeitam, e isto é passivo de punição.


Geralmente a tática de defesa mais eficiente é deixar o carro mais por dentro da linha do traçado normal da pista, com este procedimento você está fechando o ângulo de curva, forçando o oponente a reduzir a velocidade e esperar você fazer o seu traçado. Porém a curva posterior pode ser a favor do oponente que está com o carro por fora, então quando for defender a posição você tem que pensar não só na curva a frente, mas também na curva após ela.


Muitas das vezes, quando o oponente de trás está muito mais rápido que você, tente não brigar muito, pois além do risco de acidente o risco de um erro seu aumenta, assim como também vai aumentar o tempo de suas voltas. Então as vezes mesmo sendo chato é 'melhor' não defender muito sua posição, e tentar aproveitar ao máximo o vácuo do piloto que você deixou passar, ou ver aonde você está perdendo tempo.


Agora seja honesto, saiba perder a posição, não tente fechar o oponente ou fazer qualquer coisa afim de prejudica-lo.


Fábio Milanez - Milan
28/03/2011

BoxOnline.blog.br