Direção / Steering lock
Direção / Steering lock


Direção / Steering Lock

11022011

Desenho do Sistema de Direção de um Carro. Pode ter certeza que é tão simples quanto o desenho.

 

Peguei um artigo muito interessante feito pelo piloto Rodrigo Romcy,e achei que seria bem legal postar aqui no blog.

Segue abaixo:

Outro dia durante uma sessão de treinos com os “dóceis” GT Pro. Pensei em uma coisa que há muito tempo não mexia:A direcao.

Fiz uma regulagem quando o volante chegou e está na mesma até hoje. É nela que faço 90% dos erros e acertos e nãodei a devida atenção que merece. Com um ajuste de Steering Lock numa pista para outra facilitar a direção, me perguntei: Qual é a mágica aqui? Vamos ver o que descobri depois de alguma pesquisa.

 

Todo o conceito do automobilismo virtual vem do automobilismo real. Existe uma relação entre o quanto você vira o volante de um carro e quanto ele vira as rodas, que se chama Steering Ratio. Como exemplo nós iremos usar um Steering Ratio de 15:1, isso significa que você precisa girar 15 graus do volante para que as rodas girem 1 grau. Um valor alto significa que terá que virar mais o volante e como característica deixa a direção mais leve. Normalmente caminhões, veículos comerciais e os carros mais antigos têm valores altos. Carros de Corrida tem os valores baixos para poder ter uma resposta mais rápida aos comandos do piloto. O problema é que se o valor for muito baixo ele perderá precisão, a direção ficará muito sensível e pesada caso não tenha assistência hidráulica. Já o ajuste que temos nos simuladores é o Steering Lock que é o valor máximo em graus que as rodas permitem virar. Esse valor é diretamente relacionado ao ajuste do volante do piloto, portanto, para ajustá-lo teremos que saber o quanto o seu volante vira. No mercado temos volantes de 180 a 900 graus e alguns com qualquer valor que o dono quiser (os da Logitech).

Para colocar tudo em ordem vamos usar uma equação. Você precisa saber:

A. Quanto o seu volante vira. Se você tiver um Logitech o quanto ele está virando via o Logitech Profiler. Se tiver um que não tenha nas especificações você pode medir usando um transferidor.

B. O valor do Steering Lock.

Tudo isso para descobrirmos C que é o Steering Ratio.

A Equação: (A/2)/B=C

Seria: (Graus do volante/2) / Valor do Steering lock = Razão.

Uma idéia de como calcular o percursso do volante.

Exemplo: Temos um volante que vira 360 graus, dividimos este valor por 2, chegamos a 180. Dividimos este valor pelo Steering

Lock que seria 12 graus. Chegamos a um resultado de 15 que significa que o Steering Ratio é de 15:1.

O ajuste perfeito não existe isso vai depender da preferência de cada um e das características dos carros e circuitos.

Carros de Drift necessitam de um Steering Lock alto e um Steering Ratio baixo, para que o piloto tenha uma direção rápida e precise virar menos o volante. Os movimentos precisam ser rápidos e 'brutos'.

Carros de Formula necessitam de um Steering Lock mais baixo e um Steering Ratio maior, para que o piloto tenha uma direção mais precisa. Os movimentos precisam ser rápidos porem precisos e adequados a pista

Normalmente um carro de passeio o valor gira entre 12:1 a 20:1 e algo entre 12:1 a 18:1 para carros de corrida. Depois de saber disso você saberá o quanto ajustar no Steering Lock para estar dentro do Steering Ratio aceitável. Tenha em mente que quanto mais lento for o volante mais dócil é o carro e maior perfeição em curvas, já um steering lock alto deixará o carro mais rápido em ações e curvas, porém gasta mais pneus e deixa mais fácil de perder o controle.

No modelo do carro de cima, o steering ratio está menor que o carro de baixo. Isso possibilita que o piloto vire menos que o carro de baixo para virar as rodas na mesma proporção. Note que no carro de cima o piloto vira menos a direção e a direção esterça mais do que o carro de baixo

Autor: Rodrigo Romcy

13/02/2011

Ajustes: Fábio Milanez – Milan